Vivemos o pior momento da pandemia no país, com uma média de quase quatro mil óbitos diários. No Município de Petrópolis, o cenário não é diferente. A crescente no número de casos compromete o funcionamento do sistema de saúde, colocando em risco toda a nossa população, sobretudo os mais vulneráveis – registrando que em março morreram, em média, mais de 4 pessoas por covid por dia em nosso município.

Por isso, o SEPE e o SINPRO Petrópolis, entidades representativas dos profissionais da educação, das redes pública e privada, em conjunto com a Comissão de Educação da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Yuri Moura, atuaram para adiar o retorno presencial das aulas, inicialmente previsto para o início do mês de abril. Diante das recomendações sanitárias oficiais, considerando o aumento exponencial dos números de contaminação e óbitos, não é, definitivamente, a hora de retomar as atividades escolares presenciais, medida que colocaria em risco a vida de milhares de profissionais e seus familiares.

Felizmente, prevaleceram o bom senso, as orientações oficiais da saúde e a defesa da vida. No dia 31 de março, foi publicado o Decreto n° 057 (cópia no fim dessa nota), que adia a indicação de retorno das aulas presenciais para o dia 03 de maio de 2021, se atendidas e observadas as condições sanitárias adequadas.

Não obstante, frisamos a luta pelo avanço da vacinação em massa, instrumento eficaz e absolutamente fundamental para proteção da vida e dignidade de todas as pessoas.

Seguiremos acompanhando e trabalhando incansavelmente, tendo por horizonte a defesa da vida e dos direitos dos profissionais da educação, sabendo das complexidades e dificuldades que o momento nos impõe, mas também da necessidade de valorizarmos a ciência e as medidas efetivas de combate à pandemia, como a vacinação em massa, que se faz urgente.

Assinam esta nota:

Direções Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro)

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) – Núcleo Petrópolis

Comissão de Educação da Câmara Municipal de Petrópolis

Clique aqui para baixar o PDF com o decreto 057.

Na foto a seguir, a cópia do decreto:

Decreto n° 057 do prefeito de Petrópolis adia a indicação de retorno das aulas presenciais para o dia 03 de maio