O 32ª painel do mapa de risco de contágio da Covid feito pela Secretaria de Estado de Saúde RJ, última atualização em 27/05, manteve Petrópolis (Região Metropolitana 1) na faixa vermelha de alto risco de contágio

O mapa atualizado de risco da Covid 19 em nosso estado (32ª painel da Secretaria de Estado de Saúde RJ, última atualização em 27/05) mostra que a Região Metropolitana 1, que inclui o município de Petrópolis, se mantém na faixa vermelha desde o dia 4 de março, significando “alto risco de contágio pela covid”. No entanto, ignorando esse e outros dados, a prefeitura petropolitana se recusa a suspender as aulas presenciais, colocando em perigo toda a comunidade escolar das redes privada e pública de ensino.

Além disso, o prefeito interino, em sua sanha incompreensível e negacionista contra a educação, não está vacinando as professoras e professores e nem planeja fazê-lo.

O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região, em conjunto com o Sepe, repudia essa postura perigosa e negacionista e conclama a sociedade a pressionar a prefeitura a voltar atrás em sua decisão de manter as aulas presenciais.

Não é possível que a nossa cidade, que tem como um de seus ícones Santos Dumont, um homem que acreditava na ciência, vai continuar a aceitar essa visão arcaica por parte do prefeito interino.

Lembramos, também, que a nova cepa da doença, a B.1.617, detectada pela primeira vez na Índia, já foi detectada em nosso estado. Um outro dado preocupante mostra que o número de mortes em nossa cidade pela covid na faixa etárias entre 50 anos e 29 anos, onde se localiza a grande maioria dos professores e professoras, ultrapassou o número de mortos de faixas etárias mais altas. Ou seja, todo o cuidado é pouco.

Por isso, reivindicamos a suspensão imediata das aulas presenciais em Petrópolis.

DIRETORIA DO SINPRO PETRÓPOLIS E REGIÃO