MAPA DE RISCO DE TRANSMISSÃO DA COVID NO ESTADO RJ PREOCUPA – PETRÓPOLIS VOLTOU À BANDEIRA VERMELHA

 

O Mapa de Risco de transmissão da Covid em nosso estado feito, semanalmente, pela Secretaria de Estado de Saúde RJ (SES) e divulgado nesta sexta-feira (20) mostra que quatro municípios da Região Metropolitana se encontram em “bandeira roxa” (risco muito alto de contaminação). Outros 37 municípios estão em bandeira vermelha (risco alto), incluindo Petrópolis.

Petrópolis, dessa forma, voltou à bandeira vermelha e caminha para o bandeiramento roxo, pois a pontuação que mostra o nível de risco de transmissão da doença em nosso munícipio está altíssima, o que comprova que Petrópolis deverá estar na bandeira roxa em breve (veja a foto a seguir).

Mapa de risco de covid do governo RJ mostra que Petrópolis está a um passo de entrar na faixa mais alta de risco de transmissão da covid (mapa de 20/08)

Os quatro municípios em risco muito alto são: Mesquita, Itaguaí, Nilópolis e Seropédica. O mapa pode ser lido aqui.

Assim, 41 cidades de nosso estado, quase a metade, incluindo a capital, se encontram ou em bandeira roxa ou vermelha.

Assim, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores (Sinpro) filiados, incluindo o Sinpro Petrópolis, demonstram sua enorme preocupação para com o potencial novo avanço da pandemia, com a introdução da variante delta do vírus, duas vezes mais transmissível do que as outras cepas.

Pesquisas comprovam que a variante delta está se tornando predominante no estado; pesquisas também comprovam que a imunização completa contra os efeitos do vírus delta só se dá 14 dias após a 2ª dose da vacina (o mesmo para a vacina com dose única). Infelizmente, apenas 24% da população de nosso estado está vacinada com as duas doses ou com a dose única.

Isso significa que é um risco tremendo que os profissionais de educação em todo o estado, seja na rede privada, seja na pública, estejam trabalhando em atividades presenciais.

Assim, reivindicamos:

– É fundamental que os professores e professoras estejam imunizados com as duas doses da vacina para as aulas presenciais;

– Cumprimento rigoroso por parte dos estabelecimentos de ensino dos protocolos de segurança contra a covid, com a devida fiscalização por parte da prefeitura de Petrópolis;

– Cessar as atividades presenciais, no caso de bandeiras vermelha ou roxa;

– Abertura e manutenção de um canal de discussão entre a prefeitura e o Sinpro e o Sepe Petrópolis, para o acompanhamento da pandemia.

Estamos atentos e à disposição para receber denúncias do descumprimento dos protocolos de segurança por parte das escolas.

LISTA DAS CIDADES EM BANDEIRA ROXA (RISCO MUITO ALTO DE TRANSMISSÃO):

MESQUITA

ITAGUAÍ

NILOPÓLIS

SEROPÉDICA

LISTA DAS CIDADES EM BANDEIRA VERMELHA (RISCO ALTO DE TRANSMISSÃO), POR ORDEM DECRESCENTE DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO:

TERESÓPOLIS

QUEIMADOS

NOVA IGUAÇU

JAPERI

MIRACEMA

PETROPÓLIS

GUAPIMIRIM

NOVA FRIBURGO

RIO DE JANEIRO

SAO JOSE DE UBÁ

CARDOSO MOREIRA

NATIVIDADE

SÃO JOÃO DE MERITI

CARMO

CORDEIRO

LAJE DO MURIAÉ

MACUCO

SANTA MARIA MADALENA

SAO SEBASTIÃO DO ALTO

SUMIDOURO

APERIBÉ

BELFORD ROXO

CANTAGALO

DUQUE DE CAXIAS

ITALVA

ITAOCARA

SANTO ANTÔNIO DE PADUA

BOM JARDIM

CACHOEIRAS DE MACACU

DUAS BARRAS

MAGÉ

PORCIÚNCULA

TRAJANO DE MORAIS

BOM JESUS DO ITABAPOANA

CAMBUCI

ITAPERUNA

SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO