Representantes da Feteerj, em conjunto com os Sindicatos dos Professores (Sinpros) filiados à federação, incluindo o Sinpro Petrópolis e Região, se reuniram com representantes do SESI dia 11 de maio, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, e renovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com a vigência de março de 2022 até fevereiro de 2024 (dois anos).
O acordo atinge os professores e professoras de todas as unidades do SESI no estado, incluindo Petrópolis, e garante o reajuste dos salários em 10,80% (INPC), com a data base em março de 2022 (as diferenças salariais serão pagas no salário de maio).
A negociação com o SESI faz parte da campanha salarial unificada que a nova gestão da Feteerj, que tomou posse em abril e é coordenada pelo professor Oswaldo Teles, vem encaminhando, em mediação com os SInpros, com as patronais em cada segmento: educação básica e ensino superior.
Com isso, foi acordado entre as partes os seguintes pontos:
– Reajuste dos salários em 10,80% (INPC da data base), de forma integral (sem parcelamentos), com a data base referente aos salários de março de 2022;
– No pagamento de maio, será paga a diferença relativa aos meses de março e abril;
– Reajuste de todas as cláusulas econômicas em 10,80%, inclusive no vale refeição/alimentação;
– Manutenção de todas as cláusulas e condições que vigoraram no último acordo coletivo;
– Vigência do acordo coletivo por dois anos;
– Formação de comissão paritária para discutir assuntos específicos da categoria;
– Aumento da licença paternidade de 10 (dez) para 15 (quinze) dias.
O ACT, agora, será assinado e devidamente encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego para o registro. A intenção da Feteerj é a de expandir a discussão para todo o SENAI.
Na reunião (foto), pela Feteerj, estiveram presentes a diretora Guilhermina Rocha e os diretores Oswaldo Teles e Luiz Alberto Wiechers Grossi (também diretor do SInpro Petrópolis). Pelo SESI, o gerente do setor Jurídico e Trabalhista (GJT), Diógenes Mendes Melo; a coordenadora da Divisão Jurídica de Contencioso Trabalhista (DJUCT), Maria Rita Catonio Barbosa; e a gerente administrativa do RH, Cintia Miranda.
Comentários