Nova diretoria do Sinpro Petrópolis, eleita em 2023, realizou sua primeira reunião no dia 17/06

A recém eleita diretoria do Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro) realizou no sábado, dia 17 de junho, sua primeira reunião ordinária. Na pauta, a conjuntura nacional, tendo em vista os seis primeiros meses do governo Lula e as questões trabalhistas e sindicais nacionais – pontos muito sensíveis para a classe trabalhadora desde a reforma trabalhista, em 2017, que retirou direitos dos trabalhadores e dos sindicatos.

Em relação à situação da categoria em Petrópolis, foram discutidos os “sábados letivos”, quando os donos de escolas requisitam aos professores, como uma suposta parte do currículo, o trabalho no final de semana, em atividades diversas e, muitas vezes, sem a contrapartida salarial e fora das convenções ou acordos coletivos de trabalho. Para o Sinpro, essas atividades se tornaram um verdadeiro exagero, da parte dos donos de escolas, e terão que ser melhor negociadas, para evitar, como vem acontecendo em muitos casos, que a categoria seja explorada.

Foram debatidas as intervenções do Sinpro Petrópolis e Região juntos à Feteerj e Contee, respectivamente, federação estadual e confederação nacional de professores às quais o sindicato é filiado.

Os diretores coordenadores de Secretarias do Sinpro também informaram o papel de cada Secretaria.

Haverá uma campanha de filiação; a comunicação do sindicato também foi discutida.

Por fim, a situação da área estendida, municípios no entorno de Petrópolis que fazem parte da base territorial do Sinpro, também foi analisada: estão ocorrendo diversos problemas antissindicais nesses municípios, que serão enfrentados pela direção.

Participe da campanha salarial 2023 dos professores e professoras – é na luta que a gente se encontra e conquista.