A imprensa vem especulando desde a semana passada que o governo federal avalia mudar itens importantes relativos ao FGTS, tais como a multa de 40% para demissões sem justa causa e o seguro-desemprego. Com isso, a CUT, Central à qual o Sinpro Petrópolis e Região é filiado, divulgou nota informando que pediu uma audiência urgente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o tema. A reunião já está marcada para o dia 1º de novembro. A seguir, leia a nota da CUT:
“A Central Única dos Trabalhadores – CUT Brasil está acompanhando com atenção as possíveis propostas de mudanças no sistema de proteção do trabalho, como seguro-desemprego, FGTS, abono salarial, entre outros, que têm circulado na mídia, atribuídas como de autoria da equipe do Governo Federal. Nenhuma das propostas ou medidas foi apresentada pelo Governo Federal à CUT.
“Diante disso, é coerente com a nossa responsabilidade de defesa dos direitos da classe trabalhadora e, com respeito aos procedimentos de relação institucional, tomamos imediatamente a iniciativa de solicitar uma reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, agendada para 1º de novembro, para ouvir se há e o que há de debate sobre essas questões no âmbito do governo e, após o contato com as reais informações, manifestar o posicionamento da CUT, historicamente contrário à retirada de direitos e proteções trabalhistas”.
Comentários