O Jornal O Dia publica artigo do advogado da Feteerj, Leandro Machado Ferreira (foto), sobre a importância do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) – a Feteerj é a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado-RJ a qual o Sinpro Petrópolis.

Para Leandro, “É muito importante que este conselho tenha à sua disposição mais ferramentas de trabalho que modernizem e acelerem o fluxo de recursos” – o artigo pode ser lido neste link do jornal.

Leia o artigo a seguir:

A importância da solução de conflitos previdenciários

O Conselho de Recursos da previdência Social (CRPS) é um órgão colegiado criado para exercer o controle jurisdicional das decisões do INSS nos processos de interesse dos segurados e das empresas; e nos interesses relacionados aos benefícios assistenciais de prestação continuada. Em 2019, comemoramos os 80 anos de existência do CRPS.

Este Conselho desempenha uma função essencial perante a sociedade, em defesa do interesse público, realizando justiça social e preservando o direito do segurado com meios administrativos de solução de conflitos.
O CRPS é composto por 29 Juntas de Recursos, situadas nos estados da federação, para julgar os Recursos Ordinários interpostos contra as decisões do INSS; bem como quatro Câmaras de Julgamento, sediadas em Brasília, para julgar os Recursos Especiais interpostos contra as decisões proferidas pelas Juntas de Recursos; e um Conselho Pleno, com competência para uniformizar a jurisprudência administrativa.

Neste órgão, há a representação de todas as esferas da sociedade, sendo tripartite, tendo representantes do Governo, da classe trabalhadora e das empresas.

Neste ano em que comemoramos os seus 80 anos, registramos o grande empenho da Presidência do CRPS para melhorar as condições de trabalho do órgão.

Destaca-se ainda que a Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia quer fortalecer as competências do CRPS, trazendo competências, como no caso dos julgamentos de recursos ligados ao FAP (Fator Acidentário Previdenciário).

No entanto, é muito importante frisar a necessidade de que este conselho tenha à sua disposição mais ferramentas de trabalho que modernizem e acelerem o fluxo de recursos.

Faço parte, com muito orgulho, deste conselho, na 11º Junta de Recursos do Rio de Janeiro, como representante da Federação dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino-RJ (FETEERJ) – federação que congrega os sindicatos dos professores das instituições privadas de ensino no estado do Rio.

Salientamos, também, a importância do CRPS e da representação dos Trabalhadores, principalmente neste momento em que o Congresso vota a reforma da previdência; momento em que precisamos de muito diálogo para a construção de novos caminhos.

Verificamos que a grande maioria das demandas pode ser resolvida administrativamente, tendo um custo muito menor para ambas as partes; quer seja a União, quer seja o segurado – com isso, verificamos que o sistema pode e deve ser mais célere na resolução dos conflitos.

Leandro Machado Ferreira é advogado e conselheiro da 11ª Junta de Recursos, representando a FETEERJ naquele órgão.