O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região reafirma seu compromisso com as medidas definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entidade diretamente ligada às políticas de controle do contágio do Covid-19.

O combate à pandemia demanda união em prol do bem-estar de todos os cidadãos. Deve-se reconhecer o esforço da prefeitura de Petrópolis, até o presente momento, de manter a política de isolamento social. Entretanto, é preocupante que prefeituras vizinhas sustentem posicionamentos contrários aos protocolos apresentados pelas principais instituições nacionais e internacionais de saúde.

O Município do Rio de Janeiro e o Município de Duque de Caxias, sem embasamento na prática científica e no bom senso, autorizaram a abertura das instituições educacionais privadas em suas respectivas áreas de abrangência. Ainda que as decisões tomadas pelas Prefeituras supracitadas não interfiram diretamente em nosso município, o Sinpro Petrópolis e Região reforça que o momento é de extrema cautela, não sendo coerente aventuras descabidas e contrárias às posições adotadas pelos governos responsáveis e comprometidos com o enfrentamento ao Covid-19.

Todos os professores e professoras da nossa base reconhecem que o funcionamento das escolas é elemento fundamental para a comunidade.

Entretanto, as circunstâncias exigem que busquemos formas alternativas de ação para que nossa importante função social seja cumprida.

Com isso, o Sinpro Petrópolis e Região, representante dos professores(as) que trabalham nos estabelecimentos privados de ensino, defende que as escolas somente sejam reabertas a partir de uma análise científica e médico-sanitária feita com o apoio de instituições com reconhecimento para tal, como a Fiocruz, universidades e outras instituições de notório saber. Dessa forma, com o apoio de instituições desse porte, não colocaremos em risco os docentes, os discentes, funcionários e, indiretamente, as famílias, como está ocorrendo, infelizmente, nos municípios supracitados.

Desse modo, colocamo-nos à disposição para esclarecimentos que se façam necessários.

Diretoria do Sinpro Petrópolis e Região