Essa semana a imprensa noticiou o fato de que um tradicional colégio particular de Petrópolis foi notificado pela prefeitura por não cumprir os protocolos de segurança contra a pandemia do covid, tendo suas aulas presenciais suspensas.

O Sinpro Petrópolis reitera a necessidade das escolas comunicarem os casos de Covid às autoridades competentes, para que elas ajam e consigam estancar o contágio. Em nosso município, os casos de covid devem ser relatados pelos empregadores à Vigilância Epidemiológica municipal, em até 24 horas, a partir do momento que se tem a informação de que o trabalhador está sintomático. A Vigilância colocou o seguinte telefone de contato: (24) 2246-6797 (segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h).

O Sinpro tem recebido denúncias sobre casos de Covid entre alunos, professores e demais funcionários, além de relatos de casos de descumprimento dos protocolos de segurança. Informamos que todas as denúncias estão sendo encaminhadas na forma de ofício às instituições e também aos órgãos sanitários da Prefeitura.

Junto com o Sinpro, o Sepe Petrópolis também está nessa briga contra a pandemia e em defesa dos protocolos de segurança nas escolas.

O Sinpro permanece vigilante e prezando pela saúde dos professores, funcionários, alunos e familiares. As denúncias, devidamente abalizadas, podem ser enviadas para o nosso WhatsApp: 24 99217-5732.

A verdade é uma só: enquanto a vacinação – com as duas doses mais o prazo previsto para a imunização – não atingir de forma massiva a população (o que está longe de acontecer no país e aqui em Petrópolis) -, o correto seria o aprofundamento da política de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. Mas, infelizmente, a prefeitura optou por abrir as escolas e o comércio em geral.

Ainda a respeito das notificações dos casos de covid nas escolas, a Câmara de Vereadores Petrópolis aprovou projeto de lei do vereador Yuri Moura (Psol), presidente da Comissão de Educação da Câmara, que determina que os estabelecimentos privados e públicos de ensino do município notifiquem a prefeitura, em até 24 horas, sobre os casos de afastamento de funcionário, docente, aluno e prestador de serviço, após constatação de sintomas relacionados à COVID-19. No entanto, o prefeito interino ainda não sancionou esse importante projeto.

Com isso, o Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro) está atento para defender a saúde e a vida dos(as) docentes em nosso município e toda a comunidade escolar.