O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro) e os demais Sinpros de todo o estado do Rio de Janeiro filiados à Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado RJ (Feteerj) desejam boas festas e um feliz 2022 a todas as professoras e professores que trabalham nos estabelecimentos privados de ensino e demais redes de educação.

Tivemos um ano de 2021 muito duro, com trabalho redobrado devido às aulas on-line e a volta prematura às aulas presenciais – retorno este antes mesmo que a população tivesse sido imunizada devidamente contra a covid, o que trouxe enorme preocupação a toda a comunidade escolar.

A exploração por parte de muitos donos de estabelecimentos de ensino continuou, ao tentarem impedir até mesmo a recomposição salarial pela inflação, atrasando a renovação de nossos acordos coletivos. Mas conseguimos, com muito esforço, fechar os acordos, garantindo a maioria de nossas conquistas.

O ano de 2022 será o mais importante da história recente de nosso País, e a eleição para presidente, deputados, senador e governador, em outubro, nos dará a condição de defender um projeto de nação que contraponha o atual governo e seus apoiadores, que vêm destruindo o nosso País. Vejam: eles destruíram os direitos trabalhistas, atacando a CLT; destruíram os direitos sociais do povo, acabando com o Bolsa Família; destruíram a economia, causando desemprego de 13 milhões de brasileiros e trazendo de volta a inflação de mais de 10% ao ano – a miséria está nas ruas, à nossa vista.

Não dá mais pra aguentar essa situação!

E mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, estamos mobilizados em defesa dos direitos da categoria e dos trabalhadores em geral, e em defesa da democracia. Vejam também alguns pontos importantes da nossa luta, que levaremos adiante em 2022:

– Lutamos contra as demissões que afligem os professores, principalmente no final de ano;

– Defendemos a renovação e cumprimento dos acordos coletivos de trabalho firmados entre os Sindicatos dos Professores em todo o estado com os sindicatos patronais, que contêm cláusulas fundamentais, como o reajuste salarial e a bolsa estudo para os nossos filhos;

– Pelo cumprimento de 30 dias de férias em janeiro (lei estadual nº 6.158/2012;

– Estamos mobilizados pela vacinação contra a covid de todos os estudantes, inclusive das crianças menores de 12 anos de idade, o que garantiria uma segurança sanitária ainda maior para toda a comunidade escolar (a vacinação das crianças menores de 12 anos até cinco anos de idade já está permitida pela Anvisa e também foi recomendada pela  Fiocruz, mas vem sendo boicotada pelo governo);

– Em nível nacional, em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) e CUT, apoiamos a luta por uma educação pública de qualidade e a resistência aos ataques do governo federal e seus deputados e senadores, no Congresso, aos nossos direitos.

Professora e professor, junte-se à nossa luta por mais direitos para a categoria, pela democracia e por um País mais justo para todos – associem-se ao Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região – contate o Sinpro em nosso whatsapp: (24) 99217-5732.

Diretoria do Sinpro Petrópolis e Região (Sinpro)